Quem conhece, ao menos um pouco, a trajetória do Grupo Promenac/Camvel sabe que é impossível não ligar o sucesso da empresa à instituição família.

Desde que fundou a Promenac na cidade de Itajaí, em 1961, seu Moacyr Werner deixou bem claro o desejo de ter a esposa, Yolita, e os filhos por perto.

Foto: Arquivo Grupo Promenac/Camvel

Na década de 60, quando a empresa teve início, os cinco herdeiros não entendiam de negócios, todos eram crianças.

Mas, as “crianças” cresceram junto com a empresa e assim foram se interessando e aprendendo.

Com o passar dos anos, seu Moacyr passou a centralizar as decisões, deixando aos seus filhos a missão de administrar as empresas do Grupo Promenac/Camvel no dia a dia.

“Sou muito família e quero que toda a família participe do negócio. Tive muita felicidade de poder contar com todos os filhos”, conta o pai, orgulhoso.

*Quer saber sobre o início do Grupo Promenac Camvel? Leia o nosso post: O começo de tudo

A segunda geração

Dos cinco filhos de seu Moacyr, o mais velho deles, Sérgio Werner, foi o primeiro a ingressar no grupo.

No ano de 1981, o advogado formado começou no setor administrativo da empresa, auxiliando na parte financeira.

Não demorou muito para Sérgio assumir a direção do consórcio, atividade do Grupo Promenac/Camvel que foi criada praticamente junto com a revenda de automóveis.

Sérgio Werner no início das atividades do Consórcio. Foto: Arquivo Grupo Promenac/Camvel

“Na época era um grupo de amigos onde tudo era anotado no caderno. Uma cooperativa que muitos anos depois foi regulamentada e licenciada pela Receita Federal e Banco Central”, relembra.

Atualmente, aos 63 anos, Sérgio Werner permanece no comando do Consórcio Promenac e também é responsável pela Promenac Locadora.

“Faço parte da empresa desde a minha juventude e só temos a agradecer aos colaboradores pelo empenho que tiveram no desenvolvimento do Grupo Promenac/Camvel. Também não posso deixar de agradecer aos nossos clientes, que nos possibilitaram chegar até aqui”, conclui Sérgio.

Dois anos depois do ingresso de Sérgio na empresa, Moacyr Werner Filho, na época recém-formado em engenharia mecânica, foi “convocado” pelo pai para fazer parte do time Promenac/Camvel, e começou na recepção.

“Eu comecei trabalhando de segunda a sábado. Fiz questão de colocar o jaleco de recepcionista e consultor técnico da oficina”, conta.

Hoje, Macita Filho é diretor comercial e financeiro do Grupo Promenac/Camvel.

O reforço

Márcio Werner o quarto, dos cinco herdeiros, na juventude, já escolheu o curso universitário com um objetivo bem claro: trabalhar com o pai.

Formou-se em administração de empresas, depois, em economia, e em 1985 entrou na Promenac, tendo como primeiros cargos: assistente do chefe de oficina e consultor técnico.

Pouco depois, junto com o cunhado Maurício Boabaid (falaremos sobre ele na sequência) fez parte da revenda de motos do Grupo, até assumir a gerência da Camvel.

Nos dias de hoje, dentro do Grupo Promenac/Camvel, Márcio Werner é diretor administrativo e de pós-vendas.

“A empresa cresceu bastante. De um embrião criado pelo pai, a gente conseguiu acompanhar e expandir o mercado. Enfrentamos crises, mas isso faz parte do negócio. No fim, o saldo é positivo. Clientela sadia, amiga, pessoal que gosta de trabalhar com a gente. A gente é o que é”, comemora, Márcio.

Não poderíamos falar sobre a caçula Lydia, sem incluir o seu companheiro, Maurício Boabaid, único genro a se envolver com os negócios da família.

Convidado pelo sogro, ele assumiu a Promenac Motos em 1988, onde ficou até 2016, quando abriu seu próprio negócio e desligou-se da empresa familiar.

“Construí minha vida dentro dessa empresa, tudo o que sei devo a ela”, diz Maurício.

Lydia Werner Boabaid chegou a trabalhar na antiga Promenac Turismo, no setor financeiro da Promenac Locadora e por fim, na Promenac Motos, onde permanece como diretora financeira.

Enfim, time completo

Cláudio Werner, o médico da família, cuidou de muita gente antes de fazer parte do time Promenac/Camvel.

Formou-se em medicina em 1984, mas só ingressou na empresa familiar em 2011, quando decidiu dar uma reviravolta em sua vida e ter mais tempo junto com a família.

“Fiquei um tempo fazendo a transição da medicina para a empresa. Comecei a desmarcar cirurgia, meu consultório foi diminuindo, vinha meio período para a empresa, até que em 2012 assumi em tempo integral”, conta.

Por sua experiência na presidência da Unimed, e pela pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Werner assumiu o cargo de diretor de marketing do Grupo Promenac/Camvel.

“Fazer 59 para um grupo no Brasil, é algo espetacular. Eu fico muito honrado e feliz de participar disso. Eu tinha quase três anos de idade quando o meu pai fundou o grupo, e ver aonde ele chegou, é algo maravilhoso. Só tenho a agradecer”, finaliza.

Na sequência: Sérgio, Cláudio, Maurício, Moacyr Filho e Márcio formando a segunda geração do Grupo Promenac/Camvel. Foto: Arquivo Grupo Promenac/Camvel

O Grupo Promenac/Camvel atua em segmentos que vão de concessionárias de carros e motos à revenda de veículos usados, consórcios, locação de carros e hotelaria.

Nas quase 20 lojas e pontos de venda de todos os segmentos do Grupo, são mais de 330 colaboradores diretos, atendendo clientes de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Penha, Itapema e Porto Belo.

Uma resposta

  1. A estabilidade de uma familia quando se têm no leme, a visão firme, mas carinhosa de um pai, que soube estabelecer os avanços e limites da mesma, que se estendeu para o sucesso e harmonia da empresa, colocando assim “referência” de união entre “negócios e familia” um segmento delicado “Empresa familiar”
    Parabéns ao Sr. Moacyr Werner, exemplo de pai e empresário, em ambos soube ter sucesso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.