Antecipando a carta de crédito: como faço para ofertar um lance no consórcio?

    20/08/2019

    Antecipando a carta de crédito: como faço para ofertar um lance no consórcio?

    Antecipar a carta de crédito pode ser uma alternativa interessante quando se possui um dinheiro extra e se quer fazer um investimento. Neste caso, a melhor saída é ofertar um lance no consórcio. Mas como fazer isso? Para te ajudar com essa resposta, preparamos algumas dicas de como ofertar um lance de sucesso no consórcio.

    Lance livre e lance fixo

    Se você deseja fazer um lance no consórcio, primeiro precisa saber as duas formas básicas para conseguir acessar a sua carta de crédito antecipadamente: o lance fixo e o lance livre.

    No lance fixo, a administradora define um percentual do valor do crédito e o consorciado que deseja antecipar a carta precisa ofertar esse valor. Caso mais de um consorciado oferte o lance, o desempate é realizado por meio de um sorteio.

    Já o lance livre é mais simples. Nele, não há nenhum percentual definido e aquele que ofertar o maior valor ou percentual consegue acessar a carta de crédito.

    Lance embutido

    Como o consórcio é uma atividade regulamentada, há uma série de especificações definidas de acordo com o grupo de consorciados e documentadas em contrato. Em muitos deles existe a possibilidade do chamado lance embutido, que é quando o consorciado pode usar parte do valor da carta de crédito para pagar o próprio lance.

    Fique atento aos prazos

    Aqui novamente é importante frisar: é fundamental que você conheça muito bem as regras do seu consórcio. Desta forma, você saberá se existe um prazo para ofertar um lance. Em alguns grupos, a administradora exige uma antecedência para a oferta de lance, enquanto em outras não há esse tipo de exigência. A dica, portanto, é você conhecer como funciona o seu consórcio.

    Analise o melhor momento

    Planejar o melhor momento para ofertar o seu lance aumenta consideravelmente as chances de sucesso. Neste caso, você deve frequentar as assembleias e perceber como é o comportamento do seu grupo. Além disso, em meses em que há uma maior disponibilidade de dinheiro, como durante a liberação do 13º salário, é natural que os lances fiquem inflacionados. Por outro lado, um bom planejamento pode possibilitar que você consiga antecipar a carta de crédito com um valor menor em meses de baixa disponibilidade de dinheiro, como durante os vencimentos de tributos como IPTU E IPVA.

    Tente outra vez

    Não conseguiu no primeiro lance? Não desanime. Continue analisando o seu grupo e tente outra vez. Como já falamos, os lances vencedores podem variar muito de um mês para outro e por isso é importante não desistir. Outro aspecto que vale ressaltar é que o lance e o sorteio não são excludentes. Nesse caso, mesmo quando você opta por um ofertar um lance terá chances de ser contemplado pelo sorteio.

    Gostou desse material e quer entender mais sobre consórcio? Entre em contato com a Promenac Consórcio. Nós temos diversos grupos para você escolher o que melhor se adapta à sua necessidade.